A Antártida ficou a poucos dias de ser o único continente do Planeta Terra a passar todo o ano de 2020 livre da pandemia do coronavírus SARS-CoV-2, causador da infecção covid-19. Nesta terça-feira (22), o governo do Chile comunicou a identificação de 36 casos da doença entre os oficiais da base militar que o país possui nesse continente.
Segundo o Exército chileno, entre as 36 pessoas infectadas, 26 seriam militares e 10 seriam civis – a base do Chile na Antártida também é habitada por cientistas de diferentes universidades do país.
Também foi informado que todos os contagiados estão em isolamento preventivo e sob observação de médicos e especialistas. O comunicado também assegura que “até o momento, nenhum deles apresenta qualquer tipo de complicação associada à infecção”.
A imprensa chilena afirma que o contágio na Antártida deve estar relacionado à recente visita do navio Sargento Aldea, da Marinha chilena. A embarcação esteve no território entre os dias 27 de novembro e 10 de dezembro, realizando tarefas de apoio logístico.
Após deixar a Antártida, no dia 16 de dezembro, o navio Sargento Aldea, atracou no porto de Talcahuano, no sul do Chile, onde reportou três casos positivos, detectados em uma tripulação de 208 pessoas.