EUA: Biden não atende ligações de Guaidó e quer negociar com Maduro

Reportagem da agência Bloomberg garante que presidente eleito pretende mudar relação com a Venezuela, em comparação com a estratégia do atual governo

Encontro entre Joe Biden e Nicolás Maduro em Brasília, em 2015 (foto: South China Morning Post)
Escrito en GLOBAL el

O presidente eleito dos Estados Unidos, Joe Biden, planeja mudar a relação do seu país com a Venezuela quando estiver no poder. Ao menos é o que diz uma reportagem publicada nesta sexta-feira (18) pela agência Bloomberg.

Segundo a matéria, dos jornalistas Ben Bartenstein e Alex Vásquez, o futuro presidente estadunidense pretende dialogar com o presidente venezuelano, Nicolás Maduro, sobre uma nova relação entre os dois países.

A matéria também conta que outro sintoma da mudança de rumos na relação entre Estados Unidos e Venezuela seria o fato de que Biden decidiu não atender as “insistentes ligações de Juan Guaidó”.

O texto assegura que fontes ligadas ao Partido Democrata relatam como o líder do setor mais agressivo da oposição venezuelana vem tentando se aproximar do presidente eleito, mas tem sido totalmente ignorado até agora.

No entanto, as mesmas fontes dizem que Biden não descarta um diálogo com Guaidó no futuro, mas afirma que o líder democrata acredita que “este não é o momento”.

Há duas semanas, o presidente venezuelano Nicolás Maduro manifestou seu desejo de manter relações amistosas com os Estados Unidos, e disse que espera “a mesma disposição do senhor Joe Biden, para que possam se abrir novas possibilidades para os nossos países”.

Um diálogo entre Biden e Maduro não seria uma novidade. Os dois tiveram sua primeira reunião bilateral em Brasília, no ano de 2015, após a cerimônia de posse do segundo mandato de Dilma Rousseff – quando o estadunidense era vice-presidente, durante a gestão de Barack Obama.