Deputados americanos do partido Democrata, o mesmo do presidente eleito Joe Biden, divulgaram nesta quarta-feira (2) uma carta pedindo proteção à deputada federal brasileira, Talíria Petrone (PSOL-RJ).
A parlamentar vem sofrendo ameaças de morte e precisou deixar o Rio de Janeiro com sua filha de cinco meses. Em setembro, ela chegou a acionar a Organização das Nações Unidas (ONU) para pressionar um posicionamento do governo Bolsonaro.
De acordo com a reportagem de Patrícia Campos Mello, na Folha de S.Paulo, deputados citam na carta o assassinato da vereadora Marielle Franco, em 2018, e ameaças contra o ex-deputado Jean Wyllys, que também deixou o país.
“Líderes afro-brasileiros da oposição não têm recebido proteção adequada do governo brasileiro para garantir sua segurança”, diz o texto.
Segundo reportagem da revista Veja, Talíria Petrone entrou na mira de um criminoso ligado ao Escritório do Crime, grupo de milicianos. Um atentado que estaria sendo planejado contra ela foi reportado ao Disque Denúncia, serviço que recebe relatos anônimos sobre crimes no estado do Rio.