Entre as poucas pessoas já vacinadas contra a covid-19 está o líder da Coreia do Norte, Kim Jong-un, que teria recebido uma das vacinas desenvolvidas pela China. A informação é de Harry Kazianis, especialista norte-americano em política internacional, que publicou artigo recente sobre o tema na revista 19FortyFive.
Segundo o analista, “Kim e vários outros funcionários do primeiro escalão do governo norte-coreano, além de membros da família do mandatário, foram vacinados contra a covid-19 (infecção causada pelo coronavírus SARS-CoV-2) há cerca de três semanas, graças a um dos produtos desenvolvidos pelo governo chinês”.
Em seu artigo, Kazianis indica que as informações vieram de duas fontes anônimas ligadas à inteligência japonesa, e que o governo estadunidense também estaria ciente do fato.
Atualmente, a China tem quatro projetos de vacina em desenvolvimento, mas apenas dois estão em vias de serem distribuídos ao público. Um deles é o chamado CoronaVac, desenvolvido pelo laboratório SinoVac Biotech, que inclusive teve parte de sua última fase de testes realizada no Brasil, em parceria com o Instituto Butantan, e que poderia chegar a São Paulo ainda em dezembro – ao menos esta é a promessa do governador João Doria.
A outra vacina que está quase pronta é a criada pelo laboratório CanSino Biologics em parceria com as Forças Armadas da China, e que o governo do país afirma ser sua prioridade para a vacinação da população local.