A vacina russa Sputnik V ainda não está disponível ao público no mundo real, no sentido de poder ser aplicada nas pessoas que desejam se imunizar contra a covid-19 (infecção causada pelo novo coronavírus), mas sim no mundo virtual.
Isso porque o Fundo de Investimento Direto da Rússia, responsável pelo financiamento do projeto, e o Centro Gamaleya de Moscou, que desenvolveu a vacina, anunciaram nesta segunda-feira (9) o lançamento das contas oficiais da Sputnik V em redes sociais como Facebook, Twitter, Instagram e Youtube.
A iniciativa faz parte de uma campanha global para fornecer informações atualizadas sobre a vacina russa, que contou com a promoção da hashtag #SputnikV.
Kiril Dmitriev, diretor executivo do Fundo de Investimento Direto da Rússia, explicou que a campanha não se concentrará apenas em fornecer informações atualizadas, mas também “visa dar à humanidade esperança de que em breve será capaz de se livrar da pandemia de covid-19 e voltar à vida normal sem confinamento ou máscaras”.
Por sua parte, o Centro Gamaleya afirmou que a eficácia da Sputnik V também é superior a 90%, segundo os resultados obtidos até agora na terceira fase de experimentos clínicos – isso depois que as farmacêuticas privadas Pfizer e BioNTech anunciaram que sua vacina contra covid-19 também possui a mesma porcentagem de sucesso.
Quem quiser acompanhar as redes sociais da Sputnik V pode clicar os links: Facebook, Twitter, Instagram e YouTube.