A pandemia do novo coronavírus continua apresentando se alastrando de forma vertiginosa, e a segunda onda em muitos países do hemisfério norte tem levado o planeta a produzir novos recordes de contágio todas as semanas.
Nesta sexta-feira (6), por exemplo, o mundo chegou aos 49 milhões de infectados pela covid-19 (infecção causada pelo vírus). Também foi a primeira vez que se registrou 1 milhão de novos casos em menos de 40 horas – os 48 milhões foram detectados pouco depois das 0h de quinta-feira (5), enquanto o seguinte número arredondado foi alcançado por volta das 15h da sexta, cerca de 39 horas depois. Os números são do observatório da Universidade Johns Hopkins.
Nesse ritmo, que deve ser mantido já que há quatro focos de covid-19 apresentando grande número de contágios diários (Estados Unidos, Europa, América Latina e Índia), se espera que a pandemia registre a marca de 50 milhões de casos durante este fim de semana.
O número de óbitos produzidos pela doença até agora é de 1,2 milhão, o que significa uma taxa de letalidade de 2,5%. Já as 32,3 milhões de pessoas curadas representam uma taxa de recuperação de 65,9%.