Depois de muitas idas e voltas, o Michigan já tem um vencedor: no final da tarde desta quarta-feira (4), com 99% das urnas apuradas, Joe Biden foi declarado como o mais votado nesse estado, com 2,688 milhões de votos a seu favor (49,9% do total).
Por sua parte, o atual presidente Donald Trump teve 2,618 milhões de votos (48,6% do total). Mesmo sendo uma vantagem pequena, o candidato à reeleição pelo Partido Republicano já não tem como reverter a situação.
Já o candidato do Partido Democrata conseguiu, assim, uma vitória decisiva, já que os 16 votos desse estado no colégio eleitoral permitiram a ele saltar para 264 no total nacional, o que o deixa com uma vantagem de 50 contra o republicano e a apenas 6 votos no colégio eleitoral de ser declarado presidente eleito dos Estados Unidos.
Apenas 5 estados ainda não decidiram o vencedor das suas votações: Alaska, Carolina do Norte, Geórgia, Nevada e Pensilvânia. Com exceção do Alaska, que conta com apenas 3 votos no colégio eleitoral, qualquer outro que se incline a favor de Biden faria com que o democrata alcance os 270 votos necessários para ser declarado eleito.