O candidato democrata à presidência dos Estados Unidos, Joe Biden, ultrapassou o republicano Donald Trump na apuração dos votos em Wisconsin, estado considerado decisivo para o pleito. De acordo com as projeções feitas pela Associated Press e pelo jornal The New York Times, às 7h desta quarta-feira (4), Biden tem 49,4% dos votos no estado contra 49,1% do atual presidente dos EUA.
Com isso, o democrata sustenta uma folga de quase 8 mil votos em relação a seu adversário. Enquanto Trump tem 1.575.326 de votos no estado, Biden está com 1.583.112.
Junto com Pensilvânia, Michigan, Carolina do Norte, Arizona e Flórida, Wisconsin é um dos estados que podem definir a eleição presidencial norte-americana. Com seus 10 votos no colégio eleitoral, o estado elege democratas desde 1984. Contudo, em 2016, eleitores votaram por Trump na corrida à Casa Branca, com apenas um ponto à frente de Hillary Clinton.
Com isso, o pequeno estado no norte do país é conhecido por seu eleitorado divido. Atualmente, a região se resume a grandes cidades de maioria democrata, cercadas por zonas rurais de tendência republicana.
Até então, Joe Biden lidera na disputa com 238 dos votos eleitorais contra 213 de Trump. Ao todo, são necessários 270 para que um dos candidatos ganhem as eleições. Apesar da apuração ainda estar em andamento, o atual presidente dos EUA se autodeclarou vencedor, denunciou suposta fraude – sem apresentar provas – e disse que vai recorrer à Suprema Corte para paralisar a “votação”, sem dar mais detalhes.