Biden vence em Wisconsin e leva mais 10 delegados, dizem agências

Trump anuncia que vai pedir recontagem de votos no estado, que havia lhe dado a vitória em 2016

Joe Biden (foto: LA Times)
Escrito en GLOBAL el

A imprensa dos Estados Unidos já projeta que o democrata Joe Biden ganhou a eleição no estado de Wisconsin.  A vitória, se confirmada, garante dez delegados para o candidato no Colégio Eleitoral que elege o presidente dos Estados Unidos.

O resultado favorável a Biden já foi apontado pela Associated Press, pela CNN e pela NBC.

Para conquistar a Presidência dos Estados Unidos, são necessários 270 delegados no Colégio Eleitoral. Com a vitória em Wisconsin, a Associated Press estima que, até as 17h (horário de Brasília) desta quarta-feira (4), Biden já tenha garantido 248 votos no colégio, contra 214 para o atual presidente dos Estados Unidos, Donald Trump. São necessários 270 delegados para conquistar a presidência daquele país. Em seus mapas, CNN e NBC mostravam, no mesmo horário, 237 delegados para o democrata e 213 para o republicano.

Nas eleições de 2016, Trump havia conquistado a maioria dos votos de Wisconsin, derrotando a democrata Hillary Clinton. Mas, antes daquele pleito, a última vez em que os democratas haviam perdido no estado havia sido em 1984, quando o republicano Ronald Reagan foi eleito.

Antes mesmo de a Associated Press declarar a vitória de Biden no estado, a campanha de Trump anunciou que pedirá a recontagem dos votos em Wisconsin.

“Há relatos de irregularidades em vários locais do Wisconsin, que alimentam dúvidas sobre a veracidade dos resultados. O presidente está dentro do limite para solicitar uma recontagem, e assim o fará imediatamente”, diz o comunicado da campanha republicana.