Advogado de Trump promete questionar resultado na Justiça

Rudolph Giuliani afirma que votação pelo correio mostrou irregularidades em três estados vencidos por Biden (Wisconsin, Michigan e Arizona) e outros dois onde a apuração ainda não terminou (Pensilvânia e Nevada)

O advogado Rudolph Giuliani e Donald Trump (foto: CNBC)
Escrito en GLOBAL el

A equipe jurídica da campanha de Donald Trump garantiu iniciará um processo federal contra os resultados das eleições presidenciais nos Estados Unidos em ao menos cinco estados, onde alega que a contagem dos votos pelo correio apresentou irregularidades.

Segundo o advogado Rudolph Giuliani, representante de Trump, entre os cinco estados que apresentaram problemas na contagem dos votos pelo correio estão três que foram vencidos por Joe Biden, candidato do Partido Democrata. São eles Wisconsin, Michigan e Arizona.

Os outros dois estados apontados por Giuliani ainda não terminaram sua apuração: em Nevada, com 75% dos votos apurados, há uma vantagem de menos de 8 mil votos favor de Biden, enquanto na Pensilvânia, que já apurou 88% dos votos, a tendência favorece Trump, que tem pouco mais de 200 mil votos a mais.

Um dos problemas apontados por Giuliani foi que a contagem na Pensilvânia não permitiu que os observadores do Partido Republicano pudessem conferir a validade das cédulas pelo correio.

“Eles (os observadores) nunca puderam ver as cédulas, nunca puderam ver se tinham os carimbos, endereços e assinaturas corretos, e não sabem se cédulas corretas terminaram sendo desqualificadas, ou se cédulas totalmente fraudulentas terminaram sendo aceitas”, comentou o advogado.

Quem também afirmou que o resultado será questionado na Justiça foi Eric Trump, filho do presidente e candidato à reeleição, que acusou as comissões eleitorais dos estados de sofrer “corrupção desenfreada”.

“Nós vamos vencer a Pensilvânia, mas eles estão tentando nos enganar porque sabem que é o único caminho pelo qual podem ganhar esta eleição”, afirmou o empresário.