Manifestantes na Guatemala invadiram a sede do Congresso nacional daquele país, em , e atearam fogo dentro do prédio neste sábado (21). Eles exigem a renúncia do presidente do país, Alejandro Gianmmattei e dos parlamentares.
Os protestos acontecem depois que os parlamentares aprovaram o projeto de Orçamento para 2021, com cortes de verba na saúde e na educação. E culminaram com a sanção do projeto pelo presidente, na última sexta-feira (20).
A Telesur diz que meios de comunicações locais dão conta de que o protesto teria sido levado a cabo por estudantes que invadiram o prédio do Congresso e lançaram objetos com fogo. A invasão teria ocorrido sem nenhuma intervenção da Polícia Nacional Civil.
Giammattei fez um pronunciamento na sexta-feira para tentar justificar a sanção do Orçamento. Afirmou que “diversos setores” haviam solicitado que ele vetasse a proposta, mas que havia “riscos” caso ele seguisse esses pedidos.
Sabendo que os protestos continuariam, no pronunciamento o presidente guatemalteco pediu que os manifestantes usassem máscaras e mantivessem “distancimento social” nos atos. Ainda rogou que eles fossem pacíficos.
A gestão de Giammattei já vinha sendo questionada por má gestão das emergências no país, causadas pela pandemia do novo coronavírus e por furacões que atingiram o país (os mais recentes a passar foram o Eta e o Iota). Além disso, as críticas ainda são dirigidas ao uso de recursos públicos para gastos considerados supérfluos. E ainda há duplicidade de funções de alguns funcionários.
Veja o vídeo publicado pelo jornalista Santiago Botón, da TeleSur.
Com informações da TeleSur