Nesta quinta-feira (12), o governo da Argentino promulgou uma lei que altera a regulamentação sobre drogas no país, cuja principal novidade é a autorização da utilização da cannabis para fins terapêuticos.
A partir da nova lei, será “promovido o acesso a terapias que utilizem a cannabis de forma segura e informada para todos os indivíduos registrados que a requerem”, segundo o texto da mesma.
O próprio texto diz, como é possível ler no trecho citado acima, que será preciso estar incluído em um registro específico de pessoas autorizadas a possuir cannabis para fins medicinais ou com permissão para realizar o auto cultivo de espécies específicas de maconha.
Segundo o ministro da Saúde da Argentina, Ginés González García, a nova regulamentação “permitirá o acesso ao aceite de cannabis mediante auto cultivo, cultivo solidário ou a utilização de especialidades medicinais”.
“Ao mesmo tempo, se abre a possibilidade de ampliação para novos usos e a produção pública”, acrescentou González García, que também lembrou que os parâmetros da nova legislação foram elaborados em conjunto com especialistas de várias universidades e cientistas do Conicet (Conselho Nacional de Pesquisa Científica e Técnica da Argentina).