Facebook decide banir páginas sobre QAnon em todas as suas plataformas

Em agosto, a empresa havia proibido apenas alguns grupos (um total de 1,5 mil páginas e perfis no Facebook e Instagram) ligados à teoria conspiratória de extrema-direita, acusados de “promover a violência”

Cartaz de apoiador da Teoria de QAnon, em ato de campanha de Trump (foto: Democracy Now)
Escrito en GLOBAL el

Nesta terça-feira (6), o Facebook anunciou que vai banir todas as páginas e perfil de sua plataforma, e também o Instagram (pertencente à mesma empresa) ligados ao movimento QAnon.

Segundo comunicado, a empresa anunciou que serão apagadas todas as contas que tenham a ver com o QAnon, mesmo que não contenham conteúdo violento”.

QAnon é uma teoria da conspiração defendida por grupos de extrema-direita, que defende a ideia de que um grupo de super empresários representantes do poder econômico (costumam citar nomes como George Soros e Bill Gates, mas eles variam de tempos em tempos) quer dar um grande golpe para impor um regime defensor do satanismo e da pedofilia nos Estados Unidos, e que seriam supostamente impedidos pelo presidente Donald Trump (que seria um infiltrado no poder econômico e nas redes de pedofilia, segundo alguns dos seguidores dessa teoria) e pelos comandantes militares estadunidenses. Para os QAnon, todo aquele que contraria o atual governo é parte do que chamam de “Estado Profundo”.

Esta é a segunda medida que a empresa toma contra os QAnon nos últimos 2 meses. Em agosto, o Facebook havia proibido apenas alguns grupos ligados à teoria conspiratória de extrema-direita, acusados de “promover a violência”, o que resultou na proibição de cerca de 1,5 mil páginas e perfis no Facebook e Instagram.

“Estamos começando a aplicar esta política, que foi atualizada hoje, mas esse trabalho levará tempo e deve continuar nos próximos dias e semanas. Nossa equipe de operações de organizações perigosas aplicará esta política e detectará o conteúdo a ser removido, em vez de depender das denúncias de usuários”, explicou o comunicado da empresa.