Em declaração para meios locais da Venezuela, o presidente desse país, Nicolás Maduro, denunciou nesta sexta-feira (30) que a plataforma Facebook censurou três publicações suas difundidas esta semana, nas quais falava sobre o DR-10, a molécula desenvolvida por seu país, e que ele promete que é capaz de “aniquilar completamente a covid-19” – infecção causada pelo novo coronavírus.
“O Facebook me censura para silenciar a voz da Venezuela, para ocultar a informação de que nossos méritos como país. Eles não fazem isso com mais ninguém no mundo, só com a Venezuela”, se queixou o presidente sul-americano.
Maduro descreveu as mensagens que foram eliminadas como “anúncios sobre seus avanços científicos”. Segundo ele, “o que fizemos foi o que todos os países do mundo fizeram: anunciar que estamos em experimentos e que estamos indo bem do ponto de vista científico”.
O presidente venezuelano apresentou a descoberta da DR -10 no domingo (25), no programa que transmite em rede nacional todos os finais de semana. Durante o anúncio, ele garantiu que o produto desenvolvido pelos cientistas do seu país “tem mostrado 100% de eficácia, aniquilando completamente a covid, segundo os testes realizados até agora”.
Na terça-feira (27), a Venezuela formalizou o registro da DR-10 na OMS (Organização Mundial da Saúde), mas a entidade ainda não se pronunciou sobre a eficácia do medicamento para o tratamento da covid-19.