Uma embarcação com imigrantes africanos com destino às Ilhas Canárias sofreu um acidente nesta quarta-feira (28), no litoral do Senegal, perto da cidade de Mbour, 100 quilômetros ao sul da capital Dacar. Segundo um reporte da OIM (Organização Internacional para as Migrações), 140 pessoas teriam falecido na tragédia.
As informações da OIM e da agência italiana ANSA apontam que o barco levava pouco mais de 200 pessoas, das quais 59 teriam sido resgatadas pela Marinha senegalesa. Porém, alguns dos sobreviventes ainda estão sob risco de vida, e se encontram hospitalizados.
A OIM também relata que este é o maior naufrágio e uma embarcação de imigrantes africanos registrado em 2020. O barco teria como destino as Ilhas Canárias, arquipélago espanhol que se encontra em meio ao Oceano Atlântico.
Em comunicado oficial sobre o caso, a OIM fez um apelamos “à unidade entre governos, parceiros e a comunidade internacional para desmantelar as redes de tráfico e contrabando que exploram jovens desesperados”. O chefe da missão da OIM no Senegal, Bakary Doumbia, disse que pretende “apoiar canais legais aprimorados para minar o modelo de negócios dos traficantes (de imigrantes) e prevenir a perda de vidas”.