O México quer recuperar os tesouros culturais das suas civilizações, e pretende fazer isso com uma iniciativa que pretende apresentar ainda em 2020 à ONU (Organização das Nações Unidas) e à UNESCO (Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura).
Em entrevista para a imprensa local, o presidente mexicano Andrés Manuel López Obrador disse que o projeto mexicano não serviria somente ao seu país. A ideia é solicitar que os órgãos internacionais estabeleçam uma nova diretriz que obrigue os país colonizadores a devolver o patrimônio histórico, cultural ou arqueológico que foi levado das colônias no passado.
Obrador justificou a proposta lembrando que vários tesouros das civilizações Azteca e Maya estão espalhados por museus da Espanha, Alemanha, Reino Unido, Itália, França, Áustria e Estados Unidos
“Estou pensando seriamente nessa ideia, para que todo esse patrimônio regresse aos povos de onde são originárias”, explicou o presidente mexicano.
Segundo a proposta de Obrador, “é preciso garantir que os povos tenham acesso ao patrimônio cultural do seu país, e não que este seja atração de exposições em outros lugares. Quantos mexicanos têm condições de ir a Londres, Madrid ou Paris, e ainda pagar uma entrada caríssima de um museu para poder ver um pedaço da cultura do seu próprio país?”.