O presidente Jair Bolsonaro foi ironizado na sequência do filme satírico Borat, protagonizado pelo ator Sacha Baron Cohen. No longa, que foi lançado mundialmente nesta sexta-feira (23), Baron Cohen diz que o ex-capitão é um "líder mundial durão", assim como o russo Vladimir Putin e o norte-coreano Kim Jong-un.
O trecho que cita o presidente brasileiro se tornou um dos assuntos mais comentados no Twitter mundial. Além de ironizar apoiadores de Trump, o trecho diz que os Estados Unidos foi destruído por um “homem mau com valores antiamericanos” chamado Barack Obama, que fez com que outros “africanos” virassem líderes políticos.
Cohen então diz que “McDonald Trump” é um "maravilhoso novo premier" que assumiu o poder nos país e fez a América “great again”, citando o slogan de Trump. Na sequência, o ator cita Bolsonaro ao dizer que o presidente norte-americano ficou “amigão” de outros líderes durões, entre eles o ex-capitão.
O filme também mostra Rudy Giuliani, advogado e conselheiro de Donald Trump e ex-prefeito de Nova York, deitado em uma cama e colocando a mão dentro das calças. Ele está na companhia de Maria Bakalova, a atriz que interpreta Tutar, a filha do protagonista no longa.
A cena foi filmada em julho, após uma entrevista falsa feita por Tutar para pregar a peça no advogado de Trump. A filha de Borat, que é interpretado por Sacha Baron Cohen, oferece uma bebida a Giuliani e os dois vão juntos a uma suíte de hotel equipada com câmeras.
Giuliani então se deita na cama, tira a camisa de dentro da calça e coloca a mão na sua região genital, sem saber que é filmado. Imediatamente, Borat entra no quarto e grita: “Ela tem 15 anos! É muito velha para você!”. Giuliani chegou a fazer um boletim de ocorrência após cair na peça do comediante.
Em português, o longa foi batizado de "Fita de Cinema Seguinte de Borat" e está disponível na plataforma Prime Video, da Amazon. O primeiro filme Borat foi lançado em 2006 e se tornou um sucesso mundial, rendendo ao comediante uma indicação ao Oscar e 260 milhões de dólares em bilheteria.