Calado durante o golpe contra Evo Morales em novembro de 2019, o secretário-geral da Organização dos Estados Americanos (OEA), Luis Almagro, foi às redes sociais na manhã desta segunda-feira (19) e reconheceu a vitória de Luis "Lucho" Arce e David Choquehuanca, do Movimiento Al Socialismo (MAS), nas eleições presidenciais da Bolívia antes mesmo da divulgação do resultado oficial.
"O povo boliviano se manifestou nas urnas. Nós parabenizamos @LuchoXBolivia e @LaramaDavid desejando a você sucesso em seus empreendimentos futuros. Tenho certeza de que, com a democracia, eles saberão construir um futuro brilhante para seu país. Reconhecimento ao povo boliviano", tuitou Almagro.
Em nota divulgada no fim da noite deste domingo (18), a OEA reconheceu a legitimidade do processo eleitoral boliviano e destacou a atitude cívica do povo boliviano "demonstrada no dia de hoje, ao se dirigir de forma massiva e pacificamente para exercer seu direito ao voto […] apesar das longas filas e dos desafios extraordinários impostos pela pandemia da Covid-19".
A OEA diz ainda que "sempre defendeu a vontade popular na Bolívia expressada através de eleições livres" e que vai acompanhar o processo de apuração dos votos.