Escrito en
GLOBAL
el
Em uma mensagem publicada em seu Twitter, o jornalista estadunidense Richard Engel, chefe dos correspondentes estrangeiros do canal NBC, alertou sobre como o Irã está preparado para uma escalada ainda maior de ataques caso os Estados Unidos resolvam fazer um uma retaliação ao contragolpe desta terça-feira (7).
Segundo Engel, “o Irã ameaça com uma escalada em massa. Atacar mais bases no Iraque, para ajudar o Hezbollah, liberar milícias xiitas no Iraque, além de atacar Israel e Dubai. Deixa claro que está pronto para uma campanha generalizada, se a tensão aumentar, com uma resposta dos Estados Unidos”.
Coincidindo com esta mensagem, a Guarda Revolucionária do Irã (GRI) lançou um comunicado minutos depois do ataque desta terça, dizendo que “nunca vai separar o ‘regime sionista’ dos crimes cometidos pelos Estados Unidos (...) e o regime sionista igualmente responsável pelo assassinato do general Soleimani”. Vale lembrar que o ataque desta terça foi uma resposta ao assassinato do general iraniano Qassem Soleimani, em ataque dos Estados Unidos no dia 2 de janeiro, com autorização do presidente Donald Trump. Até o momento, a Casa Branca ainda não emitiu nenhuma declaração oficial a respeito do ataque iraniano. Tampouco o fizeram Israel e Emirados Árabes, a partir da revelação de Engel.Iran making threats of mass escalation. To attack more bases in Iraq. To unleash Hezbollah. To unleash shiite militias in Iraq. To attack Israel and Dubai. Making it clear it is ready for a widespead campaign if this escalates further with a US response.
— Richard Engel (@RichardEngel) January 8, 2020