Escrito en
GLOBAL
el
O jornalista de extrema-direita, Allan dos Santos, dono do site Terça Livre e conhecido por espalhar fake news nas redes tentou, de maneira pretensiosa e mentirosa, dissuadir o comentarista Tucker Carlson, da conservadora emissora americana Fox News, defensora incondicional do presidente Donald Trump, de apoiar Glenn Greenwald.
Allan tuitou, nesta sexta-feira (24), resposta ao comentário de Carlson onde ele diz estar torcendo por Glenn Greenwald. Em seu tuíte, como de hábito, Allan mente ao afirmar que “Glenn pagou alguns hackers para invadir o celular do ministro da Justiça”.
Um dos hackers que liderava o grupo que invadiu o celular de autoridades, no entanto, afirmou em delação premiada que o jornalista do Intercept não encomendou e nem pagou pelas mensagens.
Ele diz ainda – outra mentira – que “há evidências desse pagamento”. Após isto, na única frase correta de seu post, ele afirma: “Você sabia que isso é um crime no Brasil?”.
Ao final, com outra inverdade, ele encerra dizendo que “Glenn fez tudo isso para tentar invalidar o julgamento de Lula da Silva”.
Carta global de apoio a Glenn Em carta aberta divulgada nesta sexta-feira (24), mais de 40 grupos ligados à liberdade de imprensa e liberdades civis condenaram veementemente as acusações de “cibercrime” contra o jornalista vencedor do Prêmio Pulitzer, Glenn Greenwald. Os grupos exigem ainda que as autoridades brasileiras envolvidas no assunto “renunciem imediatamente”. A carta foi organizada pela Fundação Liberdade de Imprensa e pelo Repórteres Sem Fronteiras e inclui membros proeminentes das organizações de direitos humanos, liberdades civis e liberdade de imprensa do Brasil e do mundo.Did you know that Glenn paid some hackers to break into the Justice Minister’s cell phone? Did you know that there is evidence of this payment? Did you know that this is a crime in Brazil? Did you know that he did all this to try to invalidate the judgment of Lula da Silva?
— Allan dos Santos (oficial) (@allantercalivre) January 24, 2020