Escrito en
GLOBAL
el
O líder do Partido Trabalhista do Reino Unido (Labours), Jeremy Corbyn, fez hoje um chamado aos líder de partidos de oposição ao conservador Boris Johnson e a parlamentares dissidentes do próprio Partido Conservador (Torys) para a formação de um governo provisório. Ele quer frear os planos de Johnson de embarcar no Brexit sem um acordo com a União Europeia.
Johnson ganhou internamente uma eleição do Partido Conservador para definir quem sucederia Theresa May como premiê, mas ainda não foi oficializado como primeiro ministro. Ferrenho defensor do Brexit - a retirada do Reino Unido da União Europeia - ele chegou ao posto depois de May não conseguir acertar um acordo com o bloco europeu.
Com Johnson, a opção pela saída da UE sem qualquer transição ganhou força e têm assustado o país. Com a possibilidade, Corbyn se movimento enviou carta a líderes partidários propondo a instalação de um governo "severamente temporário" para atrasar o Brexit, convocar eleições gerais e promover um novo referendo com a opção de seguir na União Europeia.
Na carta, ele se coloca como único capaz de comandar essa empreitada e pede o apoio dos demais partidos. Ao The Guardian, lideranças discordaram que Corbyn deva se tornar primeiro-ministro, mas não descartaram a opção de formar o governo provisório para conter o Brexit.