Escrito en
GLOBAL
el
Eles não formam um grupo muito grande, mas chama a atenção por alguns nomes (como o magnata George Soros, o co-fundador do Facebook Chris Hughes e os herdeiros dos impérios Hyatt e Disney) e por sua mensagem: “está na hora de vocês cobrarem mais impostos de nós”.
O apelo foi publicado nesta segunda-feira (14) e difundido pelas redes sociais, dirigido especificamente aos candidatos que participam da corrida presidencial, que ocorrerá nos Estados Unidos em 2020.
Inscreva-se no nosso Canal do YouTube, ative o sininho e passe a assistir ao nosso conteúdo exclusivo
O grupo formado por 18 bilionários, pertencentes a 11 famílias, afirma que agora eles apoiam “um imposto moderado sobre as fortunas desses 0,1% da população, que são os mais ricos do país, ou seja, a nós”. Segundo dados da organização não-governamental Oxfam, este 0,1% possui a mesma riqueza que 90% dos estadunidenses da parte de baixo da pirâmide social.
A carta também faz menção a um projeto já existente, em tramitação no Congresso estadunidense, de autoria da senadora democrata e pré-candidata presidencial Elizabeth Warren, que visa estabelecer taxar as famílias com patrimônio superior a 50 milhões de dólares – medida que, segundo a proposta, arrecadaria geraria cerca de US$ 2,75 bilhões em dez anos.
Assim, os bilionários dizem esperar que “as novas receitas tributárias venham sobretudo dos mais endinheirados, e não dos cidadãos de classe média ou baixa”, e continua: “os Estados Unidos têm a responsabilidade moral, ética e econômica de taxar mais fortemente as nossas fortunas”.
Embora a mensagem fale a “todos os candidatos à Presidência, sejam republicanos ou democratas”, se supõe que esteja voltada, sobretudo, aos 21 pré-candidatos do Partido Democrata, e em espacial aos dois favoritos: Joe Biden e Bernie Sanders.