Escrito en
GLOBAL
el
Em sua conta no Twitter na manhã desta terça-feira (16), Jair Bolsonaro (PSL) anunciou a saída do Brasil da União de Nações Sul-Americanas, a Unasul.
Leia também: Saída do Brasil da Unasul é parte do projeto de submissão total a Washington, diz Celso Amorim
"O Ministro das Relações Exteriores, @ernestofaraujo ,formalizou saída da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) e constituir o Fórum para o Progresso da América do Sul (Prosul). Fazendo parte do novo bloco Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai e Peru", tuitou Bolsonaro.
A Unasul foi proposta em 2004 e constituída em 2008 por 12 países com o objetivo de fortalecer as relações comerciais, culturais, políticas e sociais. No entanto, com o avanço do conservadorismo na região, o bloco começou a perder força. "Os únicos membros que seguem ativos na Unasul são Uruguai, Guiana, Bolívia, Suriname e Venezuela. A Unasul nasceu em 2008 como um projeto do então presidente da Venezuela, Hugo Chávez, sendo apoiado por Lula", tuitou Bolsonaro, que age em conjunto com Donald Trump, dos Estados Unidos, para isolar politicamente a Venezuela, de Nicolás Maduro.O Ministro das Relações Exteriores, @ernestofaraujo ,formalizou saída da União das Nações Sul-Americanas (Unasul) e constituir o Fórum para o Progresso da América do Sul (Prosul). Fazendo parte do novo bloco Argentina, Brasil, Chile, Colômbia, Equador, Guiana, Paraguai e Peru.
— Jair M. Bolsonaro (@jairbolsonaro) 16 de abril de 2019