Escrito en
GLOBAL
el
O incêndio que atingiu a Catedral de Notre Dame, no centro de Paris, nesta segunda-feira (15), destruiu parte de uma das igrejas mais conhecidas do mundo e o monumento histórico mais visitado da Europa.
Segundo autoridades francesas, minutos após o início do incêndio, a torre e o teto da igreja colapsaram completamente.
Conforme informações do porta-voz de Notre Dame, o incêndio foi declarado às 18h50 do horário local (13h50 de Brasília), logo em seguida do término do horário de visitação do público (18h45). A polícia isolou a área.
De acordo com o corpo de bombeiros, o incêndio provavelmente teve origem nas reformas do edifício, que estão em curso. A procuradoria francesa abriu uma investigação para determinar as causas exatas do início do fogo.
“Um terrível incêndio está em curso na catedral Notre Dame de Paris. Os bombeiros estão tentando controlar as chamas. Estamos mobilizados no local em estreita ligação com a diocese de Paris. Convido todos a respeitar o perímetro de segurança”, escreveu em seu Twitter, Anne Hidalgo, prefeita de Paris.
Discurso cancelado
Emmanuel Macron, presidente da França, cancelou discurso à nação que faria nesta segunda em consequência do incêndio. Ele está se dirigindo ao local, assim como o primeiro-ministro Édouard Philippe.
A catedral em estilo gótico é rodeada pelas águas do Rio Sena e recebe 12 milhões de visitantes, em média, por ano. Em 2013, completou 850 anos.
Assistam ao vídeo do momento da queda de uma das torres:
The moment #NotreDame’s spire fell pic.twitter.com/XUcr6Iob0b
— Patrick Galey (@patrickgaley) 15 de abril de 2019