Escrito en
GLOBAL
el
O analista de sistemas, Edward Snowden, ex-analista da CIA que revelou o sistema de espionagem em massa dos EUA, compartilhou em seu Twitter nesta quinta-feira (11) vídeo com o fundador do Wikileaks, Julian Assange, sendo arrastado pela polícia de Londres ao ser preso na Embaixada do Equador, onde ficou asilado por quase 7 anos.
"Os críticos de Assange podem torcer, mas este é um momento sombrio para a liberdade de imprensa", tuitou Snowden, dizendo ainda que o embaixador equatoriano convidou os policiais para entrada na embaixada e que o jornalismo premiado de Assange vai parar nos livros de história com essas imagens.
Assange foi preso pela polícia britânica nesta quinta-feira na embaixada do Equador, em Londres, no reino Unido, onde estava asilado desde 2012. Troca Nesta segunda-feira (25), o Wikileaks divulgou informações que indicam o início de uma investigação para apurar supostos crimes de corrupção envolvendo o presidente do Equador, Lenín Moreno. Conhecido por divulgar documentos sigilosos, o Wikileaks publicou conteúdos vazados do iPhone do próprio Moreno. Estas mensagens de WhatsApp, Telegram e GMail apontam supostos crimes de lavagem de dinheiro por intermédio de empresas fantasmas. Além disso, o material aponta que o presidente equatoriano teria tentado “vender” Julian Assange, o criador do Wikileaks, para os Estados Unidos em troca de redução na dívida do Equador.Images of Ecuador's ambassador inviting the UK's secret police into the embassy to drag a publisher of--like it or not--award-winning journalism out of the building are going to end up in the history books. Assange's critics may cheer, but this is a dark moment for press freedom. https://t.co/ys1AIdh2FP
— Edward Snowden (@Snowden) 11 de abril de 2019