Escrito en
GLOBAL
el
A cena é emocionante. Ocorreu na última quarta-feira (20). Uma jovem estudante é arrastrada por três integrantes do batalhão de choque dos Carabineros (polícia militarizada). Ela alega que não estava fazendo nada, e entre lágrimas, pede a presença do seu pai.
De repente, um senhor idoso surge meio desesperado no meio da multidão e não pensa duas vezes, se lança contra os policiais e tenta libertar a filha das mãos dos agressores.
Ao ser ele também agredido, e devido também aos gritos de desespero da filha, o senhor a abraça e tanta acalmá-la, enquanto ambos continuam sofrendo agressões e empurrões dos policiais, que tentam levar a ambos para dentro do furgão onde estão os detidos na manifestação, que acontecia no centro de Santiago. Quando percebeu que seu pai também seria preso, a jovem passou a gritar “não o machuquem, ele é meu pai”
Ao redor deles, os demais presentes xingavam os policiais e gritavam: “por que estão prendendo ele? É o pai, só está tentando proteger sua filha”, e coisas desse tipo. Apesar do vídeo ter se tornado viral, pai e filha não foram identificados. A repressão policial no Chile desde o começo da crise social em outubro, já produziu, além de 24 mortes, mais de 26 mil detenções, das quais ao menos 5 mil foram consideradas ilegais pelo INDH (Instituto Nacional de Direitos Humanos do Chile). O próprio presidente Sebastián Piñera reconheceu, dias atrás, que “houve uso excessivo da força” por parte de agentes policiais.PAI ARRANCA FILHA dos braços de carabineros no Chile A repressão segue forte no Chile governado por @sebastianpinera e esta semana o mundo ficou emocionado com a atitude de um pai e chocado com a brutalidade da polícia. Assista.#ChileViolaLosDerechosHumanos pic.twitter.com/L5QIi2OhKj
— Paulo Pimenta (@DeputadoFederal) November 23, 2019