Escrito en
GLOBAL
el
Os jogadores da seleção da Croácia, recebidos por mais de 500 mil pessoas na comemoração do vice-campeonato, na segunda-feira (16), na capital Zagreb, subiram ao palco com Marko Perkovic, vocalista da banda Thompson, que é tida como apoiadora do nazifascismo por alguns setores do país.
Na Croácia, a banda é bem conhecida por ter usado símbolos ligados à Ustache, facção ultranacionalista que tomou o poder no país durante a Segunda Guerra Mundial após a invasão da Alemanha nazista na Iugoslávia.
A Ustache participou do extermínio de sérvios, judeus, muçulmanos e ciganos no país na década de 1940. Por isso, apresentações do grupo são proibidas em países como Holanda, Alemanha e Suíça.
Perkovic tirou fotos com jogadores da seleção croata. Ivan Raktic, um dos principais atletas do time, publicou uma imagem com o vocalista da banda Thompson e a legenda: "o rei chegou".
O próprio Perkovic afirmou que o jogador Luka Modric e o técnico Zlatko Dalic convidaram o cantor para participar da festa. Modric, inclusive, passou boa parte da apresentação ao lado do vocalista da banda Thompson.
Segundo o site croata de notícias Index, o treinador se irritou ao ser perguntado sobre a presença de Perkovic:
"A Croácia é a segunda [seleção de futebol] do mundo, um milhão de pessoas estão nas ruas, e você me pergunta sobre os cantores? Por favor, não, por favor, respeite essas pessoas aqui".
A presença de Perkovic nas comemorações de segunda-feira não foi bem recebida mesmo entre boa parte dos croatas. Uma enquete no site Index mostra que mais de 60% desaprovaram a presença do cantor na festa do time vice-campeão da Copa do Mundo.
A polêmica sobre insinuações nazistas de jogadores e também da presidenta da Croácia se estenderam durante toda a Copa. Leia sobre o assunto aqui.
Leia mais sobre as comemorações no G1