Escrito en
GLOBAL
el
Na noite desta segunda-feira (18), duas ex-primeiras damas dos EUA se destacaram no Twitter na luta contra a política cruel de Donald Trump, que tem separado crianças dos pais que cruzam as fronteiras americanas ilegalmente.
Laura Bush escreveu: “Eu moro em um estado de fronteira. Eu aprecio a necessidade de reforçar e proteger nossas fronteiras internacionais, mas esta política de tolerância zero é cruel. É imoral. E isso quebra meu coração”.
A mensagem da republicana, esposa de George W. Bush, foi retuitada pela democrata Michelle Obama, casada com Barak Obama: “Às vezes a realidade transcende os partidos”.
Tolerância Zero de Trump
Desde que assumiu o governo, em janeiro de 2017, Donald Trump tem endurecido as leis de imigração. A partir de maio de 2018 adotou a chamada pelo governo de “política de tolerância zero” com imigrantes ilegais que cruzam a fronteira dos EUA com o México.
Por se tratar de um processo criminal, as normas americanas proíbem que crianças e adolescentes que estejam na companhia das pessoas processadas permaneçam com elas. Ou seja, mães e pais são separados dos seus filhos menores de idade após detenção da família na fronteira.
As crianças e adolescentes permanecem em um abrigo, entre grades, sem contato com seus responsáveis.
Antes, era aberto um processo administrativo, e não criminal. Isso possibilitava que as famílias permanecessem detidas juntas em postos do governo próximos à fronteira.
Entre 19 de abril e 31 de maio, 1.995 crianças e adolescentes foram separados de suas famílias.
Com informações do Nexo