Escrito en
GLOBAL
el
Neonazistas, alguns deles armados, realizariam neste sábado (12) uma marcha pela "supremacia branca" em Charlottesville, nos Estados Unidos, mas enfrentaram a resistência de antifascistas. Grupos entraram em confronto e cidade declarou estado de emergência. Ao menos dois neonazistas foram detidos. Assista ao momento em que os dois grupos se encontram
Por Redação
A cidade universitária de Charlottesville, na Virgínia (EUA), declarou estado de emergência na tarde deste sábado (12) após um confronto entre grupos neonazistas e antifascistas. Estava marcada para hoje uma marcha de neonazistas que defendem a "supremacia branca" e que são contra negros, LGBTs e imigrantes.
As centenas de neonazistas, no entanto, se depararam com a resistência de grupos antifascistas, que fizeram um cordão humano para a marcha não avançar. Os dois grupos, então, entraram em confronto físico. Há relatos de neonazistas armados. Ao menos dois deles, de acordo com a prefeitura de Charlottesville, foram presos.
A cidade, inclusive, declarou estado de emergência e falou e "iminente guerra civil". Centenas de policias estão nas ruas da cidade, neste momento, dispersando os manifestantes. De acordo com o perfil oficial do Twitter da cidade, as tropas da polícia estão, gradualmente, deslocando os manifestantes para lados diferentes para garantir a segurança. Ainda assim, deixou disponível o telefone da Defesa Civil para possíveis emergências. Há relatos de ao menos 2 pessoas feridas.
Na noite desta sexta-feira (11), o grupo neonazista já havia feito uma marcha como "esquenta" para a manifestação de hoje.
O repórter da BBC Brasil, Ricardo Senra, registrou o momento em que os neonazistas encontram os antifascistas.
Confira.
Foto: Reprodução/CNNO momento exato do encontro entre os dois grupos: https://t.co/u8e33pl7La
— Ricardo Senra (@ricksenra) 12 de agosto de 2017