Escrito en
GLOBAL
el
O ex-presidente uruguaio José Mujica destacou, em entrevista, a importância do Brasil como parceiro comercial e como liderança política na América Latina
Por Redação
José Mujica deixou a presidência do Uruguai, após cinco anos de mandato. Neste período, a parceria política e econômica com o Brasil foi intensificada e, segundo Mujica, a intenção é que seu sucessor, Tabaré Vázquez, dê continuidade a esses projetos. O país vizinho, hoje, exerce a presidência pro-tempore da Unasul e também articula com o governo brasileiro importantes decisões dentro do Mercosul.
Em entrevista ao Blog do Planalto, ele reafirmou a posição estratégica do Brasil como liderança política regional. “Sabemos que o Brasil é um país gigantesco para nossa escala, e que é decisivo para que exista – ou não exista – integração na América do Sul”, afirmou. Mujica destacou que a prioridade deve ser atender, da melhor forma possível, os interesses latino-americanos. “Devemos ter em mente que devemos ter uma única rivalidade, que é no futebol, e nada mais; a rivalidade desportiva e nenhuma outra; nas outras temos que convergir sempre que possível”, brincou.
Veja abaixo a entrevista completa:
Comunicar erro
Encontrou um erro na matéria? Ajude-nos a melhorar