Escrito en
GLOBAL
el
Professores da Faculdade de Filosofia de Rostock consideram que ação do ex-técnico da NSA estabeleceu um novo debate global sobre rede e democracia
Por Redação
A Faculdade de Filosofia da Universidade de Rostock abriu processo para conceder o título de Doutor Honoris Causa ao ex-técnico da NSA, Edward Snowden que, para os professores da faculdade, é um “ativista dos direitos civis”. A decisão já foi aprovada por uma grande maioria na última quarta-feira (9).
Os propositores da homenagem a Snowden o classificaram como um “esclarecedor” que sacrificou a sua vida pessoal para denunciar o esquema de espionagem mundial realizado pela NSA. Hans-Jurgen von Wensierski, decano da faculdade, declarou que esta será a primeira vez que o ex-técnico será honrado de tal maneira.
De acordo com o decano da faculdade de Filosofia, a universidade deseja prestigiar a “coragem civil de Snowden e sua substancial contribuição para um novo discurso global sobre liberdade, democracia, cosmopolitismo e direitos do indivíduo”. O trâmite interno da universidade exige que a homenagem seja aprovada novamente. A expectativa é de que a homenagem aconteça ainda neste semestre.
Enquanto a aprovação final da homenagem ainda está pendente, a faculdade irá entrar em contato com Snowden para saber se ele aceita receber a titulação de Doutor Honoris Causa.