Escrito en
GLOBAL
el
Três espanhóis de arremesso de peso foram fotografados fazendo o gesto e, após divulgação da imagem no Twitter, punidos pela federação de atletismo do país
Por Esquerda.net
A Real Federação Espanhola de Atletismo (RFEA) abriu um processo disciplinar contra os atletas de arremesso de peso Daniel Martínez, Carlos Tobalina e José Lorenzo Hernández.
[caption id="attachment_42982" align="alignleft" width="320"] Atletas ficarão de fora da próxima competição nacional de arremesso de pesos[/caption]
A decisão, confirmada esta segunda-feira por fontes do organismo, foi tomada depois de os atletas terem difundido uma fotografia na rede social Twtiter em que faziam a saudação nazi juntamente com outros atletas.
Segundo Gerardo Cebrián, porta-voz da RFEA, a federação seguiu o exemplo do Conselho Superior de Desportes (CSD), que suspendeu os citados atletas por este motivo e interditou-lhes o acesso, durante quinze dias, às instalações do Centro Especializado de Alto Rendimento (CEARD) de León, onde habitualmente realizam os seus treinos.
Segundo Cebrián, o incidente não passa de “uma estupidez, sem nenhum tipo de conotação política, mas é de caráter grave, pelo que terá que ter suas consequências”. Esta tarde reuniram-se nas instalações do CEARD de León o diretor do centro, Daniel Mateos, o treinador dos atletas, Carlos Burón, e os próprios desportistas, José Lorenzo Hernández fez-se acompanhar por um tutor, por ser menor de idade.
Em função das alegações serão punidos, assegura o porta-voz da federação. De qualquer das formas é já certo que estarão ausentes do campeonato de Espanha de arremesso de pesos, que será disputado já no próximo sábado dia 2 de março no CEARD.