Escrito en
GLOBAL
el
Último dirigente da União Soviética, Gorbachev visitou a Alemanha em memória à queda do muro que separou Berlim por 28 anos durante a Guerra Fria
Por Redação
Nesta sexta-feira (7), Mikhail Gorbachev, último dirigente da União Soviética, visitou o Checkpoint Charlie, antigo local de passagem da fronteira entre Berlim Ocidental e Oriental, na Alemanha, onde deixou a marca de suas mãos em uma placa de cimento. A atividade é parte da programação pelos 25 anos da queda do Muro de Berlim, o maior símbolo da Guerra Fria. A cidade recebe uma instalação com 8 mil balões luminosos para celebrar a data até domingo (9), quando também será realizada uma grande festa popular.
O muro, erguido em 1961 e derrubado em 1989, simbolizava a divisão do mundo em dois blocos: o constituído por países capitalistas, liderados pelos Estados Unidos, e o lado socialista e simpatizante do regime soviético. Em visita à região, Gorbachev deve se reunir ainda com a chanceler Angela Merkel, além de participar de um debate sobre o aumento na tensão entre a Rússia e o Ocidente.
Foto de capa: Reprodução / YouTube