Iniciativa tem o objetivo de mostrar ao mundo o que acontece na Turquia por meio da própria população do país
Da Redação
Leia também Situação da Turquia mostra que forças que atropelam o povo atuam no mundo todo Gás lacrimogêneo brasileiro é usado contra manifestantes turcos, diz ONG Que a internet está revolucionando a comunicação, não temos mais dúvidas. Agora, a novidade é o poder da rede de “hackear” a comunicação também fora do ambiente digital. Uma campanha de crowdfounding (forma de arrecadação coletiva de recursos através da internet) criada por manifestantes turcos arrecadou fundos para comprar uma página no New York Times ou no Washington Post. De acordo com o texto de apresentação da campanha, o objetivo da iniciativa é fazer com que o mundo saiba, por meio dos próprios turcos, o que está acontecendo no país. [caption id="attachment_24634" align="aligncenter" width="600"] Reprodução[/caption]“A resposta violenta para um protesto pacífico para salvar o Gezi Park, em Istambul, simboliza um governo autocrático que, de forma crescente, viola os direitos civis de seus cidadãos. Nós esperamos que haja novo diálogo – um que restaure a confiança dos cidadãos da Turquia num governo que a posicionou como uma potência econômica global, mas que agora está ganhando reconhecimento ao redor do mundo por uma apologia dura à retaliação policial que afeta um dos pilares da democracia.”, denuncia a campanha.
A campanha “Uma página de anúncio pela democracia turca em ação: OccupyGezi para o mundo” foi colocada em prática por meio do site de crowdfunding Indiegogo, na última segunda-feira (3). Inicialmente, a campanha buscava arrecadar US$ 53.800. Entretanto, em apenas 24 horas, a iniciativa arrecadou US$ 83 mil. “Temos o suficiente para o anúncio no ‘NYT’. Obrigado. Por favor, continuem a contribuir e nos digam o que fazer com o restante do dinheiro”, diz o texto de agradecimento no site.
Segundo Oltac Unsal, uma das três pessoas que assina a campanha, o valor de US$ 53.800 foi definido após uma negociação com os jornais. “Se aprontarmos o texto e a arte hoje, fomos informados de que será publicado em dois dias (apesar de que oficialmente possa sair em sete dias)”, comentou Unsal na última segunda-feira (3).
De acordo com a campanha, quando o anúncio for publicado, ele será assinado pelo “Povo Turco”, seguido da frase “Esta declaração foi custeada coletivamente por indivíduos preocupados de todo o mundo”.
Com informações do jornal O Globo e do portal Meio e Mensagem.
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