Da Redação
[caption id="attachment_21229" align="alignleft" width="300"] Oviedo faleceu aos 69 anos (Foto: Antônio Cruz/ABr)[/caption]Faleceu neste domingo, 03, o ex-general paraguaio e candidato à presidência, Lino Oviedo, aos 69 anos.
O helicóptero que transportava Oviedo desapareceu na noite deste sábado, 02, por volta das 23h.
O ex-general voltava de Concepción, onde participou de um comício, para Assunção. Ele era candidato à eleição presidencial paraguaia, marcada para abril deste ano. Em junho de 2012, Oviedo apoiou o golpe de Estado contra o então presidente Fernando Lugo.
Após o acidente, uma equipe saiu em busca de Oviedo e encontrou o helicóptero caído em uma fazenda no município de Presidente Hayes, na região do Chaco paraguaio. A aeronave foi totalmente destruída e incendiada no acidente.
De acordo com a agência oficial de notícias do Paraguai, além de Oviedo, morreram também o piloto da aeronave, Delmás, e o guarda-costas do ex-general, Denis Galeano.
Biografia
Oviedo nasceu em Juan de Mena, já foi comandante do Exército, foi preso por tentativa de golpe e criou o partido Unace, no qual era o líder e candidato à presidência paraguaia. Em 1996, o ex-general foi condenado a dez anos por tentativa de golpe de Estado. Oviedo também foi acusado de ser o mandante do assassinato do então vice-presidente paraguaio, Luis María Argaña, em 1999, quando fugiu do Paraguai. Oviedo se exilou na Argentina e depois desapareceu. Porém, em junho de 2000, foi localizado em Foz do Iguaçu e preso a pedido do governo paraguaio. O Paraguai pediu sua extradição, mas ele foi considerado exilado político pelo governo do ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Com informações do portal G1 e do Opera Mundi.