Escrito en
GLOBAL
el
Candidato democrata ganha com margem confortável no colégio eleitoral e pequena vantagem no voto popular. Foi a campanha mais cara da história dos EUA
Por Esquerda.net
O presidente Barack Obama foi reeleito nesta terça-feira presidente dos Estados Unidos da América, em eleições muito disputadas – mesmo depois de fechadas as urnas, as sondagens não se arriscavam a prever o vencedor. Foi preciso esperar pelo resultado de um dos principais estados em disputa, o Ohio, para confirmar a vitória do candidato democrata.
Obama venceu com uma boa margem no colégio eleitoral – obteve pelo menos 303 votos, mais do que George W. Bush em 2000, que teve 271 votos. Obama conseguiu também uma ligeira vantagem no voto popular.
[caption id="attachment_19629" align="alignright" width="300"] Foto postada pelo Twitter do presidente reeleito após a confirmação da vitória[/caption]
O panorama político nos EUA, porém, mantém-se bastante semelhante ao do mandato anterior, com os democratas mantendo o controle sobre o Senado, enquanto os republicanos asseguraram a renovação da sua maioria na Câmara.
“Para os Estados Unidos da América, o melhor ainda está para vir”, disse Obama no seu discurso de vitória, afirmando que começa o novo mandato “mais determinado e mais inspirado do que nunca” e procurando um tom conciliatório para se colocar acima das diferenças partidárias.
Assessores de Romney preparados para contestar
O adversário de Obama, Mitt Romney, demorou cerca de 90 minutos até reconhecer a derrota, e a sua equipe de assessores chegou a estar de malas prontas para apresentar a contestação e pedido de recontagem em vários estados onde Obama vencera por pouco. Só desistiram quando ficou claro que nem assim haveria qualquer hipótese de vitória do candidato republicano.
Na verdade, Obama venceu em quase todos os estados cujo resultado estava em disputa: Ohio, Colorado, Nevada, Wisconsin, New Hampshire e Virginia. Destes estados em disputa, Romney apenas ganhou na Carolina do Norte. Nem foi necessário, como em 2000, aguardar os resultados da Flórida, onde a contagem ainda não terminou mas Obama estava na frente.
Esta foi a campanha mais cara da história dos Estados Unidos. Segundo as estimativas finais, Obama terá gasto perto de um bilhão de dólares e Romney, 800 milhões.