O técnico Tite encerrou nesta sexta-feira (9) a sua trajetória na Seleção Brasileira após a derrota nos pênaltis para a Croácia nas quartas de final da Copa do Mundo do Catar 2022. A despedida foi declarada na entrevista coletiva logo após a partida.
Querem nos calar! A Fórum precisa de você para pagar processos urgentes. Clique aqui para ajudar
“Foi uma derrota dolorida, mas estou em paz comigo mesmo. Fim de ciclo, eu já havia colocado isso há mais de um ano e meio, não sou um cara de duas palavras. Não estava jogando para ganhar e depois fazer drama para ficar, quem me conhece sabe”, declarou o treinador.
Tite esteve na Seleção Brasileira desde 2016, quando recebeu a missão de recuperar a autoestima de uma geração de jogadores que havia sido humilhada, em casa, na Copa do Mundo anterior, quando perdeu a semifinal para a Alemanha por 7 a 1. Após seis anos, mesmo sob diversas críticas, especialmente pelas escolhas feitas no último jogo, o saldo é considerado positivo. Apesar da derrota, o Brasil inegavelmente recuperou o respeito e admiração do mundo com as boas atuações contra Sérvia e Coreia do Sul.
Os números do treinador não são ruins, pelo contrário. Tite conseguiu 60 vitórias e apenas 6 derrotas em 81 jogos. A seleção marcou 174 gols e sofreu apenas 30 sob seu comando. Mas mesmo com o aproveitamento de 80,2%, a carências de títulos resultou em críticas ao treinador.
Tite venceu apenas a Copa América de 2019 pela seleção – além, é claro, de ter passeado sem grande problemas em duas eliminatórias de Copa do Mundo. Mas derrota para os argentinos na Copa América de 2020 (disputada em 2021) e as duas derrotas na quartas de final da Copa do Mundo, em 2018 para a Bélgica por 2 a 1, e a mais recente para a Croácia, fizeram com que os bons números do treinador acabassem sendo deixados de lado.
Com a derrota o Brasil iguala a fila de títulos da Copa do Mundo que vivia em 1994, quando venceu o tetracampeonato. Na ocasião, com o último título em 1970, o Brasil ficou 5 Copas sem levantar a taça: 74, 78, 82, 86 e 90. Dessa vez o Brasil ficou sem títulos em 2006, 2010, 2014, 2018 e 2022. Será que o hexa vem em 2026?