FÓRUM NA COPA

Técnico da Holanda não suporta jogadores brasileiros; entenda

Em sua longa trajetória como treinador, Louis Van Gaal nunca escondeu o fato de odiar trabalhar com atletas do Brasil; sentimento é recíproco

O técnico holandês Louis Van Gaal.Créditos: Reprodução/Facebook
Escrito en ESPORTE el

Conhecido por seu temperamento difícil, Louis Van Gaal, técnico da seleção da Holanda, que enfrenta a Argentina, nesta sexta-feira (9), pelas quartas de final da Copa do Mundo do Catar, não esconde o fato de que não suporta trabalhar com jogadores brasileiros.

Durante sua longa trajetória, Van Gaal teve problemas com vários atletas do Brasil, inclusive alguns com quem ele, sequer, chegou a treinar. Em função da postura do técnico, o sentimento dos jogadores brasileiros é recíproco

Querem nos calar! A Fórum precisa de você para pagar processos urgentes. Clique aqui para ajudar.

A razão pela qual Van Gaal detesta brasileiros, segundo ele mesmo, é a prioridade que dá ao jogo coletivo. Para o treinador, os atletas do Brasil apostam na individualidade e são indisciplinados taticamente.

Em uma entrevista, em 2019, ele criticou os principais craques de Brasil e da Argentina: “Gosto de Messi e Neymar como jogadores individuais, não como atletas de equipe. Eu acredito no jogo coletivo, não há nada mais importante que o jogador coletivo”, disse, de acordo com o UOL.

A lista de desafetos brasileiros é grande e conta com Rivaldo, Sonny Anderson, Lúcio, Rafael, Giovanni, Rafinha, entre outros.

Giovanni, ex-jogador do Santos, foi treinado por ele no Barcelona e não guarda boas recordações: “Ele é o Hitler dos jogadores brasileiros. É arrogante, orgulhoso, tem problemas.  Não tem a menor ideia sobre futebol. Ele é louco. Minha vida com ele foi um horror”, disse, em entrevista à ESPN.

O holandês brigou com Rivaldo, também, no Barcelona. “Ele não é um mau treinador, é um bom treinador, que tem uma história bonita. Mas quando vê que o jogador tem muito talento, ele tenta tirar aquele talento e dividir para o grupo”, declarou o ex-jogador ao podcast “Rivaldo Confidencial”.

Rivaldo revelou, ainda, que Van Gal brigou com ele por causa de um atraso de 20 segundos.

O lateral Rafinha, hoje no São Paulo e que está comentando a Copa do Mundo para a Globo, criticou o técnico durante uma transmissão: “Não gosto do Van Gaal, não. Ele também não gosta de mim. Na minha casa ele não janta nunca. Nós nunca tivemos problemas, pois nunca o conheci pessoalmente, mas, na época, ele vetou minha ida para o Bayern de Munique, em 2010. Tive que esperar ele sair do Bayern para eu ser contratado. Ele não gosta muito de brasileiro”.

Técnico fez pressão para brasileiros deixarem seus clubes

O ex-zagueiro Lúcio, campeão pela seleção em 2002, também reclamou do técnico, que fez pressão para que ele deixasse o Bayern. “Cada treinador tem sua opinião, é normal. Mas nesta saída [em 2009] me faltaram com respeito. Acho que merecia algo melhor. Preferia que o treinador viesse falar comigo primeiro antes de tomar uma decisão”, criticou Lúcio, que acabou se transferindo para a Inter de Milão.

Atualmente no Botafogo, o lateral-direito Rafael tem péssimas recordações do holandês quando atuava no Manchester United, da Inglaterra.

Van Gaal é um dos piores treinadores que já conheci. Recebi muitos telefonemas de amigos quando descobriram que ia ser treinador do Manchester United [entre 2014 e 2016]. Não queria acreditar, muita gente me disse que ele não gostava de brasileiros, devido ao nosso estilo de jogo. Me disseram que ele me mandaria embora. Foi isso que aconteceu. No segundo dia, ele chegou para mim e disse que eu poderia sair. Nem tinha treinado e ele me falou isso. Não queria acreditar”, relembrou.