Após um empate sem gols no tempo normal e na prorrogação, a seleção da Espanha, definida na primeira rodada como o “melhor futebol da Copa do Mundo do Catar” pelo seu treinador Luis Henrique, não conseguiu converter nenhuma penalidade e acabou eliminada pelo Marrocos que atingiu uma inédita passagem às quartas de final e herdou do Senegal o posto de “esperança africana” no mundial.
Querem nos calar! A Fórum precisa de você para pagar processos urgentes. Clique aqui para ajudar
Em classificação emblemática e história, o gol que fechou a disputa por pênaltis vencida por 3 a 0 pelos marroquinos, foi marcado pelo lateral-direito Achraf Hakimi, nascido na Espanha, filho de imigrantes marroquinos e revelado pelo Real Madrid.
A partida foi equilibrada e apresentou pouca inspiração ofensiva. No primeiro tempo o Marrocos esteve melhor, enquanto que na segunda etapa a Espanha controlou mais o jogo. Ambas equipes tiveram algumas oportunidades de sair na frente. O Marrocos por duas quase saiu à frente do marcador com Walid Cheddira, mas a pontaria do atacante não estava nos melhores dias. Por sua vez, a Espanha esbarrou por duas vezes na trave e em mais tantas ocasiões na excelente performance do goleiro marroquino, Yassine Bounou.
Bounou foi o grande responsável pela classificação. Além das diversas defesas ao longo da partida, também defendeu as cobranças de pênalti de Soler e do veterano Busquets. A outra cobrança perdida pela Espanha, por Sarabia, foi na trave. Pelo lado marroquino, Sabiri, Ziyech e Hakimi garantiram os tentos.
Sem badalação, os marroquinos estrearam no mundial empatando sem gols com a atual vice-campeã e adversária do Brasil nas quartas de final, Croácia. Em seguida venceu a Bélgica e o Canadá, passando em primeiro lugar no Grupo F contra todas as previsões. Já a Espanha, ao contrário, chegou assustando a todos com uma sonora goleada, por 7 a 0, sobre a Costa Rica. No entanto, não conseguiu mais vencer e, após empate em 1 a 1 com a Alemanha e derrota por 2 a 1 para o Japão, acabou em segundo lugar no Grupo E.
Enquanto a Espanha pega o voo de volta para Madrid, o Marrocos agora espera o vencedor do duelo entre Portugal e Suíça, que acontece na tarde desta terça-feira (6) em Lusail.