Depois de um primeiro tempo arrasador, no qual a seleção brasileira marcou quatro gols e liquidou a Coreia do Sul (placar final foi 4 a 1), em partida válida pelas oitavas de final da Copa do Mundo do Catar, dois jogadores voltaram para a etapa final com um recurso diferente.
Os atacantes Neymar e Raphinha passaram uma pomada na camisa, na altura do peito, e também no nariz, respectivamente.
O objetivo da pomada é abrandar a congestão nasal e, consequentemente, melhorar a respiração, o que ajuda muito na recuperação do esforço físico desenvolvido pelos jogadores.,
Neymar já havia usado a pomada no peito e no nariz na Copa da Rússia, em 2018. “Respirando melhor, você ajuda o procedimento de recuperação. Quanto melhor você oxigenar o organismo, mais rapidamente você vai se recuperar”, relatou o preparador físico Zé Mário Campeiz, à época, em entrevista ao UOL.
Ele ressaltou, ainda, que o produto pode ser utilizado quando a umidade relativa do ar é ou muito baixa ou muito alta, ambas prejudiciais. “O atleta se desgasta mais, demora mais tempo para se recuperar".
A Copa do Mundo do Catar está sendo realizada no fim do ano em consequência das temperaturas muito altas na região do Oriente Médio entre junho e julho, período em que a competição acontece normalmente.