As tensões históricas envolvendo França e Marrocos, país africano que foi colonizado pelos europeus no século XX, e a crise de imigração, afloraram com a partida entre as duas seleções, nesta quarta (14), pelas semifinais das Copa do Mundo do Catar.
Depois da vitória francesa por 2 a 0, houve confrontos entre torcedores dos dois países. A consequência trágica foi a morte de um marroquino de 14 anos, que não teve sua identidade revelada pela polícia. A vítima foi atropelada, na cidade de francesa de Montpellier.
Vídeos que circulam na internet mostram um grupo de torcedores do Marrocos cercando um automóvel e tentando puxar uma bandeira da França. Depois da abordagem, o motorista dá a partida, vira o veículo e atropela várias pessoas ao deixar o local.
Jovem foi encaminhado ao hospital, mas não resistiu
A prefeitura da cidade francesa divulgou um comunicado para informar que o jovem chegou a ser transferido para o hospital, mas acabou não resistindo e morreu após receber atendimento. O carro foi encontrado logo depois, nas proximidades do crime, e o motorista continua sendo procurado.
França tem a maior concentração de marroquinos fora de Marrocos. Com as recentes crises a respeito da imigração, o sentimento nacionalista se exacerbou em inúmeros grupos de extrema direita na França.