O atacante português Cristiano Ronaldo, um dos maiores jogadores e futebol de todos os tempos, fez uma publicação em sua conta oficial no Instagram desabafando sobre a eliminação da seleção lusa da Copa do Catar, o último Mundial disputado pelo atleta em sua carreira, e sobre seus sonhos, realizações e legado no esporte.
A mensagem, em tom profundamente emotivo, gerou uma onda de repercussão em todo o planeta entre astros do esporte, como o Rei Pelé, a jogadora Marta, seis vezes melhor do mundo no futebol feminino, LeBron James, icônico jogador de basquete dos EUA, entre outras figuras ilustres das quadras e dos gramados.
Veja primeiro a mensagem de Cristiano Ronaldo:
Ganhar um Mundial por Portugal era o maior e mais ambicioso sonho da minha carreira. Felizmente ganhei muitos títulos de dimensão internacional, inclusive por Portugal, mas colocar o nome do nosso país no patamar mais alto do Mundo era o meu maior sonho.
Lutei para isso. Lutei muito por esse sonho. Nas 5 presenças que marquei em Mundiais ao longo de 16 anos, sempre ao lado de grandes jogadores e apoiado por milhões de portugueses, dei tudo de mim. Deixei tudo em campo. Nunca virei a cara à luta e nunca desisti desse sonho.
Infelizmente, ontem o sonho acabou. Não vale a pena reagir a quente. Quero apenas que todos saibam que muito se disse, muito se escreveu, muito se especulou, mas a minha dedicação a Portugal não mudou nem por instante. Fui sempre mais um a lutar pelo objectivo de todos e jamais viraria as costas aos meus companheiros e ao meu país.
Por agora, não há muito mais a dizer. Obrigado, Portugal. Obrigado, Catar. O sonho foi bonito enquanto durou… Agora, é esperar que o tempo seja bom conselheiro e permita que cada um tire as suas conclusões.
Confira as reações de alguns outros astros do esporte mundial:
Pelé – “Obrigado por nos fazer sorrir, meu amigo”
Marta – “Ídolo”
LeBron James – “Lenda”
Mbappé – Postou uma coroa e uma cabra (que em inglês é “GOAT”, letras que iniciam, por coincidência, a expressão “Greatest Of All Times”, ou seja, “melhor de todos os tempos”)