FÓRUM NA COPA

Brasil fura ferrolho da Sérvia no segundo tempo e vence com gols de Richarlison na estreia

Partida foi válida pela estreia do Grupo G da Copa do Mundo do Catar; Vitória por 2 a 0 coloca o Brasil na liderança

Richarlison, atacante da seleção brasileira.Richarlison fez os dois gols do Brasil contra a Sérvia na estreia da Copa do Mundo do Catar 2022Créditos: Reprodução / Twitter@CBF_Oficial
Escrito en ESPORTE el

O Brasil venceu a Sérvia por 2 a 0 no estádio de Lusail nessa quinta-feira (24) e é o líder do Grupo G da Copa do Mundo do Catar 2022. Os gols brasileiros foram marcados pelo atacante Richarlison, que acabou substituído após anotar o segundo tento. Também o craque Neymar deixou o campo aos 34 minutos do segundo tempo com dores no tornozelo direito e foi flagrado aos prantos.

Querem nos calar! A Fórum precisa de você para pagar processos urgentes. Clique aqui para ajudar

O primeiro tempo foi equilibrado. O Brasil, com mais qualidade, esteve mais vezes no ataque e tocou melhor a bola no meio de campo. Mas encontrou dificuldades para furar o ferrolho sérvio que conta com duas linhas defensivas, de cinco e quatro jogadores. A Sérvia fez um ótimo primeiro tempo defensivamente, apesar de ser uma seleção com menos qualidades técnicas do que a brasileira.

Uma chance de clara de gol para o Brasil ocorreu aos 33 minutos, quando Raphinha fez triangulação com Paquetá, e recebeu lançamento na área, de frente para o gol, mas finalizou fraco, nas mãos do goleiro Milinkovic-Savic.

Em seguida, aos 40 minutos, após lançamento para Vini Júnior na esquerda o zagueiro Milenkovic se atrapalhou e Vini se viu sozinho entrando na pequena área. No entanto, na hora da finalização, o sérvio se recuperou na jogada e conseguiu tratar o chute. Antes de sair, a bola voltou a tocar em Vini Jr e o juiz marcou tiro de meta.

O segundo tempo parecia seguir um roteiro parecido ao do primeiro, com uma ligeira melhora da seleção brasileira. Logo aos 3 minutos, Raphinha roubou uma bola de Nemanja Gudelj, mas chutou em cima do goleiro, perdendo clara oportunidade. Em seguida, poucos minutos depois, Neymar foi derrubado por Gudelj, que levou cartão amarelo, na entrada da área. Mas a cobrança bateu na barreira e saiu pela linha de fundo.

A seleção brasileira continuou insistindo, criou jogadas, sofreu faltas, tentou ir à linha de fundo, mas a defesa sérvia realmente vivia um grande momento – e ainda contou com a sorte, aos 14 minutos, quando uma bomba do lateral-esquerdo Alex Sandro, com endereço certo, explodiu na trave.

Três minutos depois a pressão brasileira surtiu efeito. Neymar recebeu na meia lua, foi driblando para a esquerda a fim de abrir espaço para finalizar e, ao esticar um pouco mais a bola e perder o equilibrio, Vini Jr aproveitou para chutar para o gol. O atacante Richarlison então colocou a bola dentro da rede ao aproveitar rebatida do goleiro.

A Sérvia bem que tentou sair do campo de defesa, mas a seleção brasileira não permitiu. E aos 30 minutos, Richarlison recebeu bola de Vini Jr e emendou de voleio para estufar as redes: 2 a 0.

Logo em seguida do gol, aos 32 minutos, Neymar caiu no chão com dores no tornozelo direito. Ao ser retirado de campo, minutos depois, foi flagrado chorando pela transmissão da TV Globo. Ainda não há informações sobre possível lesão ou a razão da emoção do craque. Os últimos momentos da partida foram pouco movimentados, sem reação dos sérvios ou grandes para o Brasil ampliar o placar.

O Brasil volta a campo contra a Suíça na próxima segunda-feira (28), às 13h de Brasília, no Estádio 974. A Sérvia joga contra Camarões mais cedo, às 7h, no Al Janoub. Pela primeira fase, a Suíça venceu o Camarões por 1 a 0 e é a líder provisória do Grupo G.