O presidente Luiz Inácio Lula da Silva, diretamente de Pequim, na China, onde realiza uma visita de Estado, deu sua opinião sobre a recente contratação do italiano Carlo Ancelotti para ser treinador da Seleção Brasileira de futebol.
Lula considera Ancelotti um "grande técnico". O mandatário argumenta, porém, que o problema da Seleção, atualmente, é de jogadores. Segundo Lula, o time está em uma "entressafra" de atletas.
Te podría interesar
"Se formos analisar a biografia do Ancelotti, ele é um grande técnico. Foi um bom jogador, um bom técnico. Mas o problema do Brasil, eu acho, é que nós estamos numa entressafra de jogadores. Não é igual ao que já tivemos. Se compararmos essa safra com 58, 62, 70, 82, 86, 2002 e 2006, essa safra é mais frágil. É só lembrarmos nosso ataque de 2002 e 2006 para você vê que estamos longe daquilo lá", declarou Lula nesta terça-feira (12).
"O nosso problema, talvez, seja mais estrutural, mais organizacional para que a gente possa ter uma boa seleção. Acho muito difícil ficar juntando jogador 15 dias antes do jogo, treinador dois dias, escalar o time e achar que vai ganhar, quando todo mundo se prepara muito", disse ainda.
Te podría interesar
"Já disse ao presidente da CBF. Gostaria de fazer uma experiência convocando os melhores jogadores que terminam o Campeonato Brasileiro. Terminou o Brasileiro, vamos fazer uma seleção dos 22 melhores jogadores para ver o que dá. Acho que seria igual, ou melhor, do que convocando de todo o mundo", finalizou o presidente.
Veja vídeo:
Ancelotti na Seleção
Carlo Ancelotti é o novo treinador da Seleção Brasileira, anunciou a CBF nesta segunda-feira (12). O treinador italiano chega ao Brasil para treinar a amarelinha até o ano que vem, com fim de contrato após a Copa do Mundo de 2026.
"Trazer Carlo Ancelotti para comandar o Brasil é mais do que um movimento estratégico. É uma declaração ao mundo de que estamos determinados a recuperar o lugar mais alto do pódio. Ele é o maior técnico da história e, agora, está à frente da maior seleção do planeta. Juntos, escreveremos novos capítulos gloriosos do futebol brasileiro", afirma o presidente da CBF, Ednaldo Rodrigues.
Após ser fortemente especulado em 2023 e 2024, a Confederação Brasileira de Futebol conseguiu capturar o ex-treinador do Real Madrid para o cargo que foi previamente ocupado por Dorival Júnior.
Quem é Carlo Ancelotti
Carlo Ancelotti, nascido em Reggiolo, Itália, em 10 de junho de 1959, é considerado um dos treinadores mais vitoriosos e respeitados do futebol mundial. Após uma carreira de sucesso como jogador, Ancelotti iniciou sua trajetória como técnico em 1995, no Reggiana, e desde então construiu uma carreira marcada por títulos, liderança e a capacidade de gerir grandes elencos e talentos, incluindo diversos brasileiros.
Ancelotti passou por gigantes do futebol europeu: Parma, Juventus, Milan, Chelsea, Paris Saint-Germain, Bayern de Munique, Napoli, Everton e, principalmente, Real Madrid, onde conquistou quatro Ligas dos Campeões da UEFA.
Ancelotti é o único treinador a conquistar as cinco principais ligas europeias: Serie A (Milan), Premier League (Chelsea), Ligue 1 (PSG), Bundesliga (Bayern) e La Liga (Real Madrid).
Ao longo da carreira, Ancelotti comandou mais de 40 jogadores brasileiros, sendo fundamental no desenvolvimento de nomes como Kaká, que despontou no Milan sob seu comando e se tornou um dos melhores do mundo. No Real Madrid, foi peça-chave para a evolução de Vinícius Júnior e Rodrygo, que ganharam protagonismo e títulos com o treinador. Também trabalhou com Cafu, Rivaldo, Ronaldo Fenômeno, Thiago Silva, Marcelo, Casemiro e outros, sempre valorizando o talento e a criatividade dos brasileiros.