PARIS 2024

Caiaque cross: entenda a modalidade estreante que pode trazer medalhas olímpicas para o Brasil

Ana Sátila e Pepê Gonçalves conseguiram boas classificações na tomada de tempo e disputam uma das competições mais emocionantes do programa olímpico

Ana Sátila ficou em quinto lugar na disputa da canoa individual (C1) da canoagem slalom e agora disputa o caiaque crossCréditos: Luiza Moraes/COB
Escrito en ESPORTE el

Pela primeira vez em uma edição dos Jogos Olímpicos, a prova do caiaque cross teve uma fase de classificação promissora para o esporte brasileiro. Ana Sátila e Pepê Gonçalves fizeram bem suas descidas na tomada de tempo da prova e terminaram em quinto lugar.

A modalidade está presente em Campeonatos Mundiais de canoagem desde 2017, e, na etapa da prova que será realizada neste sábado (3), o formato da competição muda em relação à classificação. Os atletas duelam entre si, em confrontos diretos em grupos de três a quatro atletas, para decidir quem termina primeiro o percurso.

Ana Sátila vai enfrentar a britânica Kimberley Woods, atual campeã mundial da prova, e a holandesa Martina Wegman. Pepê Gonçalves compete o chinês Quan Xin e o iraniano Amir Rezanejad.

Entenda como é o caiaque cross

No caiaque cross, os atletas competem simultaneamente em um percurso de corredeiras, passando por uma série de obstáculos, e quem cruzar a linha de chegada antes vence.

Após saírem de uma rampa para a água, durante o caminho o contato entre os barcos é permitido, a menos que seja considerado perigoso. Diferentemente do slalom de canoa, pode haver também contato com os chamados gates (portões), e os atletas podem usar seus barcos e remos para ajudar a navegar.

São seis portões no sentido da correnteza e outros dois no sentido contrário. Se o atleta perder um deles, é desclassificado. Há várias maneiras de ser penalizado como interromper a largada, perder uma boia, remar perigosamente e não completar o giro do caiaque dentro da área alocada.

Este último ponto é outro elemento que traz emoção à disputa. No meio do caminho, os competidores têm que completar um giro de 360 ??graus em uma zona específica.

Os dois melhores de cada grupo avançam até restarem somente quatro atletas, que vão disputar o pódio no final da prova.

Caiaque cross: onde assistir

O início da disputa acontece neste sábado (3), a partir das 10h30 (horário de Brasília) e terá transmissão nos canais Sportv, CazéTV, na plataforma de streaming Globoplay, no site Olympics.com e na TV aberta pela Rede Globo.