Fernando Diniz chegou como um raio ao futebol brasileiro. Arrojado, inovador, pensando "fora da caixinha", conquistou primeiro uma série de admiradores, antes de conseguir se destacar como técnico e ganhar títulos, como o da Libertadores e o da Recopa Sul-Americana, ambos pelo Fluminense.
Chegou então à seleção brasileira, inicialmente para um mandato tampão, enquanto se aguardava a possível chegada de Ancelotti, que acabou não vindo.
No entanto, com uma campanha desastrosa pela seleção, Diniz foi demitido. Em seguida, demitido também do Fluminense, onde só acumulava resultados ruins no Brasileirão, com apenas uma vitória em 11 rodadas.
Diniz foi escolhido Melhor Treinador do Campeonato Paulista 2016, Melhor Treinador do Campeonato Carioca 2019 e 2023, Melhor Treinador da Copa Libertadores da América 2023, Treinador Sul-Americano do Ano (El País): 2023 e 5º Melhor Treinador do Mundo pela IFFHS 2023.
E agora, por onde anda Fernando Diniz?
Na Rede X, uma postagem informa que Diniz está treinando o time da Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo. Com o mesmo jeitão empolgado que sempre empregou em seus trabalhos.