ESPORTE

Lula recebe atletas olímpicos no Palácio do Planalto e reforça investimento no esporte

Presidente prometeu melhorar condições no esporte para que país seja uma maior potência olímpica em 2028

Presidente Lula com atletas olímpicos no Palácio do Planalto.Créditos: Valter Campanato/Agência Brasil
Escrito en ESPORTE el

O presidente Lula (PT) recebeu, nesta segunda-feira (26), 35 atletas olímpicos no Palácio do Planalto, em Brasília, e falou sobre a importância do investimento público no esporte

Todos os atletas são beneficiados pelo programa federal Bolsa Atleta. O medalhista de bronze no taekwondo, Edival Pontes, comentou sobre a importância do incentivo para sua carreira. “Nem nos melhores sonhos imaginei estar na presença do Presidente Lula. O sentimento é de gratidão a esse programa (Bolsa Atleta) que foi muito importante na minha carreira”, disse. 

Lula também cobrou maior investimento das estatais nos atletas, e afirmou que vai fazer um levantamento para saber a situação atual.

“Nós vamos fazer também um levantamento nas empresas públicas brasileiras para ver quantas delas têm patrocínio para os atletas olímpicos. Porque é muito fácil patrocinar um time que é campeão. Quero ver patrocinar um menino ou menina da periferia desse país”, declarou.

O presidente também reforçou a importância das escolas na construção de novos atletas."É preciso que a gente comece a ter as nossas escolas, desde o ensino fundamental, preparadas para que as crianças possam iniciar a preparação esportiva", disse. "Nossas escolas não têm espaço, muitas têm uma quadra mal cuidada. Se você não tem as escolas preparadas para as pessoas que querem ser alguma coisa neste País com a prática esportiva, não vamos chegar aonde deveríamos", acrescentou.

Por fim, Lula prometeu maior investimento no esporte para 2028, com a esperança que o Brasil se torne uma maior potência nas próximas Olimpíadas, que acontecerão em Los Angeles (EUA).

"Eu sonhava que o Brasil poderia se transformar numa grande potência olímpica, eu sonhava, acreditava que a gente poderia se tornar uma potência. E aí o tempo foi passando e eu descobri que não basta ter boa vontade, é preciso que tenha políticas e investimentos para que a gente se transforme em uma potência olímpica", disse.

Entre os atletas presentes, estavam os medalhistas olímpicos Augusto Akio (skate–medalha de bronze), Beatriz Souza (judô – medalha de ouro) ;Caio Bonfim (marcha atlética – medalha de prata), Edival Pontes “Netinho” (taekwondo – medalha de bronze), Guilherme Schimidit (judô – medalha de bronze), Julia das Neves Botega Soares (ginástica – medalha de bronze), Katleyn Quadros (judô – medalha de bronze), Macris Fernanda Silva Carneiro (vôlei – medalha de bronze), Taina Suelen Borges de Oliveira (futebol – medalha de prata), Tainara Santos (vôlei – medalha de bronze) e Yasmin Assis Ribeiro (futebol – medalha de prata).

Abaixo, confira alguns registros do encontro: