FORÇA!

Izquierdo, jogador uruguaio que desmaiou no Morumbis, tem piora e luta pela vida

Atleta do país vizinho, que atua pelo Nacional de Montevidéu, foi levado às pressas de ambulância direto do gramado do estádio do São Paulo na quinta-feira (22)

Jogador Izquierdo sendo atendido no gramado do Morumbis.Créditos: Fox Sports/Reprodução
Escrito en ESPORTE el

Juan Manuel Izquierdo, o jogador uruguaio de futebol do Nacional de Montevidéu, que desmaiou na última quinta-feira (22) durante uma partida da Libertadores no Morumbis, numa partida contra o São Paulo, teve uma piora em seu quadro geral de saúde e luta pela vida numa UTI do Hospital Albert Einstein, na capital paulista. O zagueiro teve uma grave arritmia cardíaca e precisou ser removido às pressas, de ambulância, diretamente do gramado.

“Internado desde o dia 22 de agosto de 2024, às 20h55, o paciente Juan Manuel Izquierdo foi submetido a novos exames neste domingo, 25. A avaliação demonstrou progressão do comprometimento cerebral e aumento da pressão intracraniana. Juan segue sob cuidados intensivos neurológicos, dependente de ventilação mecânica”, diz o boletim médico emitido na noite deste domingo (25) pela unidade privada de saúde.

Quando chegou ao Hospital Israelita Albert Einstein, Izquierdo, que perdeu a consciência em decorrência do problema que se configura como descompasso no funcionamento do coração, sofreu ainda uma parada cardíaca, o que gerou danos neurológicos no atleta.

O incidente aconteceu aos 39 minutos do segundo tempo. Jogadores do Nacional e do São Paulo, ao perceberam a queda repentina do zagueiro, que já aparentava inconsciência, começaram a sinalizar para as equipes médicas de forma desesperada, assim como para o serviço de resgate e remoção que fica de plantão dentro de uma ambulância atrás do gol. O atendimento foi rápido e o deslocamento praticamente imediato, direto para o Einstein, que fica nas proximidades do estádio do São Paulo.

Aos 27 anos, Izquierdo já jogou pelo Montevideo Wanderers e pelo Atletico San Luis, do México, além do Liverpool, equipe da capital uruguaia que tem o mesmo nome da cidade e do clube da Inglaterra. Ele é casado e tem um filho nascido há poucos meses.