Nesta sexa-feira (20), o presidente Lula interrompeu seu discurso em uma cerimônia no Porto do Pecém, em Caucaia (CE), para parabenizar a brasileira Bia Souza, primeira medalhista de ouro brasileira das Olimpíadas de Paris de 2024.
Souza derrotou a israelense Raz Hershko, segunda do ranking, com um waza-ari (o-soto-gushi) aos 44 segundos e colocou o hino brasileiro para tocar pela primeira vez no pódio das Olimpíadas.
Lula disse que estava com orgulho e ressaltou a importância do programa Bolsa Atleta, que benficia Beatriz Souza.
"Recebi um recado aqui, a nossa companheira Beatriz Sousa, no judô, acaba de ganhar a primeira medalha de ouro do Brasil nas Olimpíadas. Que orgulho", disse o presidente.
"É importante lembrar que 80% dos atletas que estão em Paris recebem uma coisa chamada Bolsa Atleta, que nós criamos em 2004", completou. "Quando o atleta fica famoso, ele tem patrocínio, os bancos vão atrás dele, os empresários vão atrás e não sei das quantas. Enquanto ele não é famoso, às vezes ele não tem um tênis para andar, às vezes não tem um lugar para uma menina jogar bola, para uma menina saltar", disse Lula.
Veja vídeo:
Janja, primeira-dama, também se pronunciou sobre a vitória brasileira:
"O PRIMEIRO OURO DO BRASIL NAS OLIMPÍADAS DE PARIS É DE UMA MULHER!!!!!!! Parabéns por essa vitória brilhanteee, Bia Souza!!!!"