PARIS 2024

Gabriel Medida está nas semifinais e mantém esperança de ouro no surf

Adversário foi o também brasileiro João Chianca, conhecido como Chumbinho; Competição é disputada em Teahuppo, no Taiti

Gabriel Medina.Créditos: William Lucas/COB
Escrito en ESPORTE el

Gabriel Medina venceu o também brasileiro João Chianca, conhecido como Chumbinho, nesta quinta-feira (1) e garantiu seu lugar na semifinal do surf masculino nos Jogos Olímpicos de Paris 2024, mantendo a esperança de uma medalha de ouro. A competição é disputada em Teahuppo, no Taiti.

Segundo o próprio atleta, o mar era desafiador. O motivo, um “vento estranho” e a capacidade do seu adversário em competir naquelas condições. Mas, mesmo assim, ele saiu vitorioso.

“O mar estava difícil. Entrou um vento estranho, e o João é muito perigoso nesse mar. Ele era um dos meus favoritos antes de começar o campeonato, mas infelizmente nos encontramos agora. Já competi várias vezes quando o mar estava assim, os outros anos que passei por aqui me ajudaram muito hoje. São 14 competindo nesse lugar”, disse Medina para a CazéTV.

Ao mesmo canal, Chumbinho lamentou a derrota. “Deixei tudo o que tinha dentro do mar, em condições muito desafiadoras”, declarou. Ao longo da prova, Medina encontrou um tubo e levou 6,67 pontos. Chumbinho, por outro lado, arriscou uma manobra difícil que não conseguiu completar.

Ele caiu ao final do movimento e abriu caminho para o adversário tricampeão mundial encontrar outro tubo logo em seguida, maior, mais profundo e mais difícil. Faturou 8,10 pontos na bateria, o que significou 14,77 no total da prova. Sem poder errar na sua última tentativa, Chumbinho sucumbiu e somou 9,33 pontos na prova.

Na semifinal, que pode ser disputada já na próxima sexta-feira (2) a depender das condições do mar, Medina encara o australiano Jack Robinson, que atualmente figura como o terceiro colocado do Circuito Mundial de Surf (WSL).